Qui, 17 de maio de 2018, 19:46

Nota de esclarecimento à comunidade acadêmica
Gestão esclarece quais medidas estão sendo adotadas quanto à segurança na universidade

A administração da UFS vem a público solidarizar-se com os estudantes vítimas do ato de violência ocorrido na semana passada no campus de São Cristóvão, ao tempo em que esclarece quais medidas estão sendo adotadas quanto à segurança na universidade:

O QUE VEM SENDO FEITO?

Nos últimos cinco anos, foram instalados no campus de São Cristóvão 408 postes de iluminação, 200 câmeras de monitoramento eletrônico e 2.000 metros de cerca concertina. Além disso, foram adquiridos equipamentos de rádio comunicação. O investimento total nestas ações ultrapassou a casa dos 7 milhões.

Em 2017, um grupo de trabalho foi instituído pelo reitor para tratar do assunto segurança na UFS. Diversas reuniões foram realizadas, contando inclusive com a participação da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe. Dentre as ações planejadas por esta equipe está a formulação de um Plano de Segurança para a instituição.

Os investimentos, aliados ao trabalho conjunto de profissionais de segurança e da administração da universidade, fizeram declinar o número de ocorrências em relação a assaltos e furtos ao patrimônio público e de terceiros nas dependências do campus.

O QUE PODE MELHORAR?

Além das ações já em curso, novas medidas estão previstas para serem implementadas nos meses de maio a julho do corrente ano:

Vigilância:

• Aumento do número de rondas e maior efetividade presencial de profissionais de vigilância nas áreas com maior fluxo.

Apoio policial:

Canais de comunicação:

• Reforçar a veiculação de material informativo com dicas de segurança no campus e telefones úteis em caso de ocorrência.

Monitoramento:

• Viabilizar a implantação de um sistema integrado de monitoramento de placas de veículos no portão de acesso ao campus;
  • Aquisição de mais 100 câmeras eletrônicas para serem instaladas nas áreas com maior fluxo de pessoas, incluindo passarelas das Didáticas e setores administrativos.

Comitê Gestor:

• Formalização, mediante portaria do Reitor, do Comitê Gestor de Segurança da UFS, com a finalidade de elaborar as diretrizes da Política de Segurança da Instituição.

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

Para a efetividade deste conjunto de ações e de outras medidas que serão planejadas e implantadas, a gestão da UFS entende que a participação de docentes, técnicos, estudantes, pessoal de apoio terceirizado e da comunidade externa é de suma importância, visando o fortalecimento de uma universidade democrática, plural e socialmente inclusiva.

Abaixo, seguem as ações cuja implementação dependerão de discussão com a comunidade universitária:

Acesso identificado:

• Discussão sobre implantação de mecanismos de identificação nas portarias de veículos e acesso de pedestres.

Debates:

• Discussão nos fóruns acadêmicos próprios sobre a violência na sociedade brasileira e, em particular, na sociedade sergipana, de modo a contribuir para o fortalecimento de políticas públicas no campo da segurança pública no estado.

Gabinete do Reitor

Atualizado em: Qui, 17 de maio de 2018, 20:03