Ter, 28 de maio de 2019, 11:50

Estudante da UFS conquista o 16º Prêmio Destaque CNPq
Categoria ciências da vida

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu o 16º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, promovido pelo CNPq. A Conquista, na área de Ciências da Vida, foi a segunda da UFS na premiação, que na edição anterior havia conquistado o prêmio na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

A Conquista nesta edição é de Nathália Araújo Macêdo, graduada em Farmácia Bacharelado pela UFS e atualmente residente em saúde multiprofissional do adulto e idoso no hospotal Universitario de Sergipe . O trabalho vencedor intitulado “Síntese de derivados do indol benzenosulfonilado potencialmente ativos contra larvas do Aedes aegypti" foi desenvolvido em sua graduação durante sua bolsa de Iniciação Tecnológica, sob orientação do professor Sócrates Cabral de Holanda Cavalcanti, do Departamento de Farmácia ( DFA) e tem como objetivo desenvolver derivados N-sulfonilindois compotencial atividade tóxica para o Aedes aegypti de forma não agressiva para organismos não alvo.

Prêmio Destaque

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) criou em 2003 o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, atribuído em duas categorias: Bolsista de Iniciação Científica, com o objetivo de premiar os bolsistas de iniciação científica dos programas institucionais, e Mérito Institucional, que reforça as ações de iniciação em pesquisa das universidades.

Em 2012, o prêmio foi ampliado e passou a ser denominado Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. A nova categoria "Bolsista de Iniciação Tecnológica" foi criada, englobando bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e bolsista de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI).

Cnpq
Atualizado em: Ter, 28 de maio de 2019, 11:46