Sex, 06 de dezembro de 2019, 17:25

Lançado aplicativo eUFS para Iphones
Caixa Postal UFS também está disponível para iOS

Atendendo a demanda de estudantes que pediram pela versão do aplicativo eUFS para dispositivos com sistema operacional iOS, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) disponibilizou o software, no dia 18 de novembro, na Apple Store. Em abril, a versão para Android do aplicativo eUFS já havia sido lançada.

A mudança no desenvolvimento desta segunda etapa do projeto foi a substituição da linguagem nativa para Android pelo Flutter, framework desenvolvido pelo Google, utilizado pelas mais modernas empresas do mercado. Uma das vantagens desta alteração é que o Flutter permite criar aplicativos para ambas as plataformas (Android e iOS) usando o mesmo código. A coordenadora de Sistemas Fernanda Almeida Passos ainda explicou que “seria muito difícil manter duas aplicações iguais em duas plataformas diferentes”.

Atualmente, ainda existem algumas funções do eUFS que não estão disponíveis para a versão iOS. “‘Restaurante’, ‘tópicos de aula’ e ‘respostas sobre atividades’ são as funcionalidades que estamos trabalhando para igualar as duas versões”, esclareceu Cleverton dos Santos, Analista de Sistemas. Além dele, Fernanda Almeida Passos e o Técnico de TI Marcos Vinícius dos Santos constituem a equipe atual que desenvolve os aplicativos.

Alan de Jesus Passos e Hugo Prado Figueiredo, juntamente com os bolsistas Ednilson Cardoso dos Santos e Jonathan Kelvin de Jesus Santos, também contribuíram, anteriormente, para a evolução do eUFS.

Acessibilidade

Existe a preocupação de todas as novas funcionalidades desenvolvidas pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) atenderem a acessibilidade.

O aluno do curso de Jornalismo e estagiário da Rádio UFS Wesley Gonçalves dos Santos Junior, também deficiente visual, se disponibiliza para fazer os testes das aplicações, validando suas funcionalidades para esse público.

Caixa Postal UFS

Outro aplicativo que só estava disponível na versão Android, mas que já encontra-se na Apple Store é o Caixa Postal UFS. Uma alternativa diferente ao uso do email para checagem de atualizações institucionais enviadas pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG). Com ele, as notificações chegam diretamente no smartphone.

Obrigatoriedade federal

De acordo com o decreto Nº 9.756, de 11 de abril de 2019, o registro de novos domínios “.gov.br” na internet e de aplicativos móveis de instituições do governo federal precisam estar na loja de aplicativos do Brasil. O prazo para a medida, em relação a aplicações já disponibilizadas, é até o dia 31 de dezembro de 2020 e já está em processo de andamento pela STI.

Segundo Andrés Menéndez, superintendente de Tecnologia de Informação, o decreto não afetará os usuários dos softwares. “Para quem vai fazer o download, não haverá mudança alguma. Essa é uma obrigatoriedade para o processo de disponibilização dos aplicativos”.