Ter, 15 de dezembro de 2020, 20:18

Docente e aluno da UFS criam software que cataloga e armazena dados de personalidade
Mais uma Transferência de Tecnologia

Nos últimos tempos, as empresas têm utilizado de novas estratégias para melhorar, tanto o alcance ao seu público, quanto a escolha do seu quadro de profissionais. Uma dessas estratégias é a realização de testes de personalidade, que nada mais é que a identificação de características de cada indivíduo a partir de questionários, cujas perguntas são preparadas por um profissional da psicologia.

Esse procedimento foi facilitado por meio da internet, mas administrar esses dados demanda um cuidado minucioso de organização e análise para que não haja confusão no resultado, que no âmbito mercadológico, por exemplo, poderia ser a falha na identificação do público alvo ou no recrutamento de profissionais.

Mas como facilitar a estruturação desses dados? Uma solução é a utilização de softwares que, além de fazer o levantamento dos dados, fazem o cruzamento deles e entrega um material com clareza e organização. Pensando nisso, a Professora Doutora do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe (DCOMP/UFS), Maria Augusta Silveira Netto Nunes, e o aluno Natanael Santos do Nascimento, criaram o Personalitatem Inventory, um software que desempenha essa função. Nele estão disponíveis as informações relativas ao prognóstico de personalidade dos indivíduos que se submeteram a testes dessa natureza, viabilizando o direcionamento de produtos e de serviços a públicos específicos.

Para isso, o Personalitatem constrói uma rede social a partir da disseminação dos testes já realizados e validados, isso permite que os indivíduos possam extrair os dados com as características de personalidade para outros softwares.

O Personalitatem Inventory foi disponibilizado para uso em março de 2017, compondo o grupo de 123 softwares já registrados pela Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTTEC/UFS). Além disso, ele se trata de um processo de transferência entre a UFS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizado no ano de 2019.

Por Samuel dos Santos

Atualizado em: Ter, 15 de dezembro de 2020, 20:19