Seg, 25 de junho de 2012, 09:04

XII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica
XII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica


XII Conferência Anpei estimula Joinville para a inovação


Será Joinville (SC) a sede da XII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, que ocorrerá de 11 a 13 de junho de 2012. O evento nacional despertou o interesse de outras regiões do Brasil. Por isso a Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico (SIDE), que participou da articulação e presta total apoio ao evento, comemora a conquista. “Estamos fazendo um movimento em favor da inovação e este evento soma neste sentido”, avalia o gerente da SIDE, Matheus Cadorin.


O tema da Conferência será “Inovar Agora: Competição Global e Sobrevivência Local”. Chama atenção para a necessidade de o país investir em inovação para garantir espaço no mercado internacional. O coordenador geral da XII Conferência Anpei, Mario Barra, alimenta boas expectativas com a escolha de Joinville. “Temos certeza de que o evento atrairá a elite da inovação do Brasil e do exterior. Será uma oportunidade de conhecerem de perto as tradições e realizações desta região e da cidade de Joinville, seu polo catalisador”, comentou.


Segundo Barra, a região de Joinville vem se consolidando como o mais importante centro econômico no nordeste catarinense e uma das que mais tem gerado empregos. “Está atraindo uma série de investimentos importantes na área educacional e produtiva, representando uma sinergia importante entre o saber e o fazer, base do ecossistema favorável à inovação”, considera o coordenador geral do evento.


Ele citou ainda as projeções feitas recentemente pela consultoria McKinsey, apontando o norte-nordeste de Santa Catarina como a região que apresentará o maior crescimento populacional até 2025. “Por tudo isso, a Anpei aceitou o convite de parceiros locais e decidiu promover em Joinville a sua XII Conferência”, completou.


A vinda da XII Conferência de Inovação Tecnológica para Joinville responde ao interesse da prefeitura em incentivar investimentos no setor. O gerente da Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico de Joinville, Matheus Cadorin, já esteve na Câmara de Vereadores de Joinville e apresentou às comissões de Legislação e Educação o projeto de lei para a criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Joinville (Comciti).


Também existe um projeto de lei que dispõe sobre medidas de incentivo à inovação, que prevê isenção de impostos para empresas e instituições que abraçarem a ideia e criação de um fundo, entre outras medidas. “Queremos criar políticas públicas de desenvolvimento técnico e científico”, explica Matheus.



Notícias UFS