Seg, 24 de janeiro de 2022, 15:28

UFS forma primeira turma da Casa de Costura Dona Zil em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão
Espaço é possibilidade de geração de emprego e renda
Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão, celebrou na manhã da última sexta-feira (21) a formatura da primeira turma dos cursos ofertados pela Casa de Costura Dona Zil. As atividades, que têm como objetivo impulsionar a geração de emprego e renda para o município através da capacitação da costura e borda, contam com a participação do projeto de extensão Linhas e Desalinhos de São Cristóvão.

A pró-reitora de extensão da UFS, Sueli Pereira, ressaltou que o evento representa uma cooperação importante entre a universidade e a comunidade do município. “Temos a alegria de fazer parte e presenciar esse momento extremamente rico, que é colher os frutos que o projeto trouxe para a comunidade. São várias mulheres envolvidas que desenvolveram costuras e bordados e que estão presentes na exposição. Que esse seja o início de uma jornada para novos projetos de extensão”

1g6a9608

A professora do curso de Artes Visuais da UFS e coordenadora do projeto de extensão Linhas e Desalinhos de São Cristóvão, Rosane Soares, destacou a trajetória do projeto e a importância frente aos desafios impostos pela pandemia. “Ele teve início com o projeto Linhas de São Cristóvão, que recebeu o Prêmio João Bebe-Água. Os cursos ofertados trazem uma possibilidade de melhoria econômica da comunidade, considerando todos os males que surgiram em razão da pandemia”.

1g6a9540

A solenidade foi marcada pela entrega do certificado de conclusão para 38 alunas formandas

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, enfatizou a importância da parceria entre a UFS e a prefeitura, e a continuidade do projeto. "O sucesso dessa primeira turma aponta para que novas turmas aconteçam. Estamos muito felizes com essa realização e com a parceria entre a Prefeitura de São Cristóvão e a universidade”.

A artesã Analiese Santana contou que o curso teve um papel fundamental em sua produção. “Esse curso foi transformador em minha vida porque eu não tinha a mínima noção de costura, o que dificultava o meu trabalho. Se eu fazia um biquíni de crochê, pagava para que aplicassem o forro ou o bojo. Hoje eu me sinto capaz de complementar o meu artesanato e já realizo outros trabalhos”

1g6a9524

Com o propósito de ofertar cursos de qualificação profissional, criar um centro produtivo e expor o artesanato do município, a Casa da Costura teve suas atividades iniciadas em 2018.

Pedro Ramos - Ascom UFS

Atualizado em: Seg, 24 de janeiro de 2022, 15:37