Qua, 26 de maio de 2021, 14:31

Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação - MAI/DAI -UFS
Pós-graduação em Física tem primeiros bolsistas na área de inovação

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) divulgou o resultado final do edital PPGFI /POSGRAP Nº 01/2021, referente a concessão de bolsas, em nível de Mestrado e Doutorado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. O programa é pioneiro na área de inovação, sendo que a sua proposta institucional foi aprovada em novembro de 2020.

O mestrando Rafael Marllus dos Santos e a doutoranda Maria Jussara Matos Nascimento desenvolverão seus projetos como estudantes regulares em curso de pós-graduação em Física, junto à empresa parceira Invento Geosoluções.

"Ter conseguido a bolsa em questão me deixou com grandes expectativas, principalmente por me proporcionar novas experiências, tanto na área profissional, já que estarei trabalhando com algo novo para mim, quanto para minha formação acadêmica, já que estarei adquirindo novos conhecimentos e aprimorando os já existentes”, afirma Rafael.

"A bolsa ofertada pelo MAI/DAI – UFS é de fundamental importância, pois, agora poderei me especializar na área de física com foco em (mapeamento mineral de hospedeiros metálicos por imageamento hiperespectral), podendo assim, crescer em minha formação acadêmica e profissional. Tenho certeza de que esta bolsa me ajudará a chegar mais perto do meu sucesso no futuro. Estou ansiosa para poder contribuir com bons resultados para a comunidade acadêmica”, ressalta Maria Jussara.

O coordenador da CINTTEC, Antônio Martins, ressalta os benefícios do programa.

“São inúmeros, mas destacamos o aprimoramento da pós-graduação, pesquisa e inovação por meio de projetos de pesquisa conjuntos, entrega de produtos inovadores, melhorias no ensino, aprendizagem e enriquecimento do conhecimento dos alunos e sua empregabilidade”, ressalta o professor.

Antônio Martins acredita que a UFS pode e deve trabalhar em parceria com a indústria e sociedade, para propiciar mestres e doutores altamente qualificados e capacitados para atender às necessidades sociais, tecnológicas e econômicas do mundo moderno.

“A nossa mentalidade pode buscar outras formas de produção acadêmica/tecnológica. Podemos pensar em tornar, produtos desenvolvidos na Universidade, visíveis no mercado e chegando ao usuário final por meio da transferência de conhecimento e até da comercialização. E esse é um dos objetivos da Invento Geosoluções. Tomara que tenhamos muitos outros alunos, professores e parcerias como essa”,ressalta o coordenador da CINTTEC.

Atualizado em: Sex, 18 de junho de 2021, 17:36