Orientações aos Avaliadores Ad hoc

Avaliação de Projetos

Seguem informações relevantes para o processo de avaliação dos projetos PIBITI 2021/2022. Solicitamos gentilmente a leitura completa dos tópicos abaixo na perspectiva de esclarecer possíveis dúvidas neste processo.

  1. As avaliações dos projetos submetidos ao edital 02/2021 serão efetuadas, no SIGAA, no período de  19/04/2021  a 24/04/2021, conforme cronograma. O cumprimento deste prazo é de fundamental importância para não causar prejuízos ao cronograma do processo de seleção do PIBITI;
  2. Sugerimos a leitura prévia do Edital 2021/2022 (http://AGITTE.ufs.br/uploads/content_attach/path/31051/EDITAL_N__02-2021-POSGRAP-AGITTE-UFS.pdf ), e das orientações esclarecendo cada etapa das avaliação dos projetos e planos (http://AGITTE.ufs.br/pagina/21340-orientacoes-aos-avaliadores-ad-hoc) para melhor entendimento das definições e dos critérios de avaliação e classificação dos projetos e planos de trabalhos;
  3. Dois membros de cada área da COMPIBITI atuam como consultores ad hoc na avaliação de cada projeto;
  4. Os avaliadores dos projetos serão os mesmos para os relatórios parcial e final;
  5. Em caso de impedimento de atuar como avaliador ad hoc, o pesquisador deverá informar à AGITTE, por email, no prazo de cinco dias corridos após o início do período de avaliação, justificativa pertinente para análise e julgamento da COMPITEC (somente serão considerados casos de conflito de interesse e doença grave impeditiva);
  6. As notas atribuídas aos projetos e planos de trabalho deverão ser de zero a dez (0 a 10) e ao final justificadas;
  7. A AGITTE  não se responsabilizará por avaliação de projeto não concretizada por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

Acesso para as avaliações: portal docente>pesquisa>acessar portal do consultor

 

Avaliação de Relatórios:

A avaliação do relatório final tem por objetivo a verificação do andamento do trabalho de iniciação tecnológica, no que se refere à evolução acadêmica-tecnológica do discente nos 12 meses, bem como do plano de trabalho planejado, seus ajustes e seus resultados parciais (se houver).

Neste sentido, para facilitar este processo e tornar a avaliação por parte dos pareceristas mais técnica e objetiva, a AGITTE/POSGRAP disponibilizou e sugeriu a todos orientadores e discentes o modelo de relatório final e um documento esclarecendo cada etapa da avaliação aos quais seriam submetidos aqui. Sugerimos a todos os avaliadores a leitura destes documentos para termos uma avaliação produtiva dos projetos/planos finalizados.

Cada relatório será avaliado por dois pareceristas ad hoc e na discrepância das avaliações uma terceira avaliação será solicitada a um ao coordenador de área. No caso de discrepâncias nas notas, ou no caso de recursos, os relatórios são encaminhados para os Coordenadores de área da COMPIBITI, conforme o caso. Nestes casos, a nota final será dada somente pela última avaliação.

A avaliação do relatório final deve ser direcionada aos aspectos técnicos do trabalho de iniciação tecnológica. Qualquer consideração que for relacionada ao não cumprimento das normativas do Edital PIBITI 2021/2022, deverá ser encaminhada à AGITTE pelo email pibiti.ufs@gmail.com, para que sejam tomadas as devidas providências.

Finalizando, solicitamos gentilmente a TODOS os avaliadores suma atenção no momento da atribuição das notas, bem como na emissão do parecer do relatório final, sendo a este atribuído o detalhamento das melhorias técnico necessárias e valorização das etapas realizadas satisfatoriamente.

É sabido que vivemos um período de pandemia e que diversos trabalhos de pesquisa foram prejudicados ou alterados em virtude da pandemia. Assim, solicitamos especial bom senso na avaliação das atividades que conseguiram ser realizadas, mesmo que não cumpridos integralmente o plano de trabalho previsto. Com base nestes pontos, orientador e discente terão uma devolutiva do trabalho que pode ser executado e, assim, poderemos contribuir com a melhoria do Programa PIBITI para a temporada 2021/2022..

 

Orientações para avaliação no SIGAA:

  • Acesso: portal docente>pesquisa>Avaliação de relatório>Avaliar
  • As notas atribuídas a cada item de avaliação deverão ser de 0 a 10 (zero a dez)
  • O parecer deverá fazer jus à média atribuída ao relatório;

 

Estamos à disposição para esclarecimentos de quaisquer dúvidas que surgirem através dos nossos e-mails. 

 

 

Orientações esclarecendo cada etapa da avaliação

Notícias
INOVEEDU
EDITAL INOVEEDU Nº 12/2024 AGITTE/POSGRAP/PROGRAD