Qui, 29 de fevereiro de 2024, 13:28

UFS é destaque entre os maiores depositantes de patentes e registros de softwares em 2023
Inovação

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTE.se) da UFS atua como um agente propulsor da cultura inovadora na Universidade. Através de uma gama de programas cuidadosamente estruturados por uma equipe dedicada e qualificada, a AGITTE.se impulsiona a inovação, o empreendedorismo inovador e a geração de conhecimento desde a graduação até o pós-doutorado em diferentes áreas. São diversos programas. São programas com foco em resultados: INOVEEDU: visa estimular a inovação com o desenvolvimentos de produtos/processos educacionais inovadores no ambiente educacional; SOCIALIZE-SE: promove a interação entre a Universidade e a sociedade para o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas sociais; INOVA-PÓS (IPO): incentiva a pesquisa aplicada em parceria com empresas na busca e geração de produtos e processos inovadores, por alunos de pós-graduação, de problemas reais das empresas; MINHA PATENTE UFS: mentoria e capacitação de alunos e docente, em parceria com o INPI, para auxiliar na redação do pedido de proteção da propriedade intelectual de invenções e tecnologias desenvolvidas por membros da comunidade acadêmica da UFS; PICS (Programa de Indução à Criação de Startups): apoia o desenvolvimento de startups inovadoras por alunos e professores da UFS, desde a ideação até o modelo de captação de recursos. Os resultados começam a aparecer quando se tem mais de 14 startups criadas, mais de 660 ativos de Propriedade industrial no INPI, mais de 1000 discentes capacitados em inovação e desenvolvimento tecnológico, licenciamento de 3 tecnologias e 20 patentes já concedidas.

Ontem, foi divulgado mais um ranking com destaque para a UFS. O ranking do INPI reflete a eficácia do sistema de propriedade industrial e o comprometimento de empresas e instituições acadêmicas e de pesquisa com a inovação. No contexto específico da UFS, a presença no ranking já é comum, mas a presença entre as 10 primeiras instituições residentes no país, é mais do que um mero indicador, é reflexo da excelência acadêmica da UFS e da capacidade de gerar conhecimento com potencial de gerar impacto real na sociedade, pela transferência de tecnologias.

A posição privilegiada da UFS nesse ranking atesta o impacto significativo das atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas aqui. Não se chega nesse resultado de um dia para o outro. Requer muita resiliência de todo o corpo social da UFS. A equipe da CORPI (Coordenação de Propriedade Intelectual), liderada pelo servidor Danilo Santos, com sua equipe, conseguiu agilizar a tramitação de processos no final do ano. Hoje, temos uma média de 26 dias entre o recebimento da notificação da Invenção na AGITTE.se até o parecer final. Não estamos falando apenas de quantidades, mas também da qualidade das patentes, softwares, desenho industrial, modelos de utilidade, marcas originadas das pesquisas conduzidas na UFS. O crescimento é constante e consistente ao longo dos últimos 4 anos. É uma métrica da maturidade e do ambiente propício à inovação que foi construído na UFS nos últimos anos, a ponto de ser um dos pilares do nosso PDI. Se avaliarmos em termos de universidades, somos a 4 universidade do país em depósitos de patentes e 2 no Norte/nordeste/centro-oeste. Então imaginarmos que com todas as dificuldades do último decênio e recentes cortes orçamentários, uma universidade, do menor estado do país com um parque industrial modesto, consegue de forma crescente esses indicadores, denota um compromisso da gestão com a inovação e proteção da propriedade intelectual. Isso se falarmos de patentes. Se continuarmos no ranking, e olharmos para softwares a UFS ocupa posição de vanguarda na produção e proteção de propriedade intelectual na área de tecnologia da informação. Ganhamos ainda mais destaque em 2023 sendo a primeira instituição entre as universidades com maior número de registros de softwares. Essa conquista é resultado de um esforço conjunto da comunidade acadêmica, com ênfase no papel fundamental do Departamento de Computação (DCOMP) e Departamento de Sistemas de Informação (DSI-Itabaiana). Essa conquista na liderança no registro de softwares no Brasil é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica. Caso consideremos os ativos juntos, a UFS salta para segunda colocação entre as universidades, com 89 ativos, em todo o Brasil.

A AGITTE.se tem atuado não apenas na proteção dos ativos da UFS, mas também atuado de forma incessante na transferência de tecnologia para a sociedade. A gente tem ido além da proteção da propriedade intelectual, temos buscado gerar impacto social positivo no desenvolvimento soluções inovadoras que visem atender às necessidades de comunidades e grupos sociais em situação de vulnerabilidade. Um exemplo notável é o aplicativo "Me Deixe", desenvolvido em parceria com o IFS, que facilita o acionamento das forças de segurança pública para o rápido atendimento às ocorrências de violência doméstica no estado. A tecnologia, e fruto de estudos feitos pelo grupo de pesquisa "Xique Xique" da UFS, está em fase de testes piloto junto a SSP-SE, na cidade de Nossa Senhora da Glória, mas a proposta é ampliá-lo para todo o estado. O aplicativo preenche uma lacuna e visa dar celeridade ao processo de assistência à mulher vítima de violência doméstica. Inovação social na veia em benefício da sociedade. A AGITTE.se foi premiada com o SELO ODS e Troféu de Boa Práticas pelo programa de Inovação Social (SOCIALIZE-SE) que já está no seu terceiro ano.

A UFS continuará encorajando pesquisadores, professores e estudantes a se envolverem em atividades que resultam em avanços científicos e tecnológicos que possam ser transferidos para a sociedade. Espero que a visibilidade e reconhecimento associados a essas conquistas possam atrair investimentos, parcerias e colaborações estratégicas, de forma a impulsionar ainda mais a capacidade da instituição em transferir tecnologias para a sociedade. É verdade que a UFS está no pódio da inovação, mas essa conquista é apenas o começo de uma jornada ainda mais promissora. A UFS está comprometida em continuar gerando conhecimento de impacto, impulsionando o desenvolvimento tecnológico do estado de Sergipe e contribuindo para a construção de um futuro mais justo, sustentável e inclusivo para todos.


Atualizado em: Qui, 29 de fevereiro de 2024, 13:34
Notícias UFS