25 de abril a 26 de abril

INOTTEC

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (POSGRAP), por meio da Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTTEC) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual ( PPGPI), realizará neste ano de 2019 o Evento de Inovação e Tecnologia (INOTTEC). Em comemoração ao dia Mundial da Propriedade Intelectual, o evento tem o objetivo o fortalecer a cultura e fomentar a discussão sobre inovação social e tecnológica que vem se tornando destaque em âmbito mundial.

Programação do Evento

O INOTTEC ocorrerá no Aquários Praia Hotel nos dias 25 e 26 de abril e contará com palestras e cursos.

Estratégia e Inovação:

O curso tem por objetivo chamar a atenção para o necessário alinhamento entre estratégia e inovação e discutir temas associados à vantagem competitiva por meio de estratégias de inovação. Para isso, serão abordados exemplos contemporâneos da realidade empresarial e apresentados resultados de pesquisas empreendidas em organizações brasileiras.

Indicadores de sustentabilidade e inovações sustentáveis:

O workshop em questão irá tratar de uma métrica desenvolvida para mensurar a sustentabilidade no contexto organizacional a partir de resultados associados a indicadores ambientais, sociais e econômicos. A métrica possibilita categorizar a Sustentabilidade Empresarial em diferentes níveis. Além da métrica, serão apresentadas reflexões advindas de resultados de pesquisas associadas ao desempenho financeiro alcançado a partir de práticas sustentáveis e de práticas da inovação sustentável.

Indústria 4.0:

A palestra “Indústria 4.0” traz um momento de informação sobre as transformações que a indústria vem passando e debate os desafios e as oportunidades da nova indústria. Apresenta um breve panorama histórico focando na 4ª revolução industrial. Big Data, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Manufatura Aditiva e Internet das Coisas, são algumas das tecnologias habilitadoras que serão discutidas e de como podem ser exploradas, observando a maturidade das empresas, o contexto da inovação, novo perfil profissional e o desafio da produtividade brasileira.

Curso: Sistemas de Inovação em Ensino e Aprendizagem:

O Curso objetiva apresentar um sistema de inovação em ensino e aprendizagem para a educação superior como uma alternativa para melhorar os processos de formação e de atuação profissional. O ambiente de aprendizagem (físico, emocional, social e tecnológico), as estratégias de ensino e a percepção dos diferentes modos de aprender dos alunos e professores demandam da gestão universitária o estabelecimento de estratégias de inovação que fomentem um aprendizado mais significativo, reflexivo e experiencial.

Captação de Recursos para startups de Base Tecnologica

Captação de recursos para projetos de P&D e a empresa é fundamental para transformar ideias e conceitos em inovação na vida real. Demasiadas vezes, boas ideias de pesquisa, desenvolvimento e inovação não se concretizam devido à falta de recursos

Confira a programação completa abaixo:

Programação INOTTEC

Inscrições INOTTEC

Para efetuar a inscrição no INOTTEC acesse o link abaixo:

Para mais informações consulte o site do evento :

PROGRAMAÇÃO INOTTEC