Seg, 23 de dezembro de 2019, 14:45

Retrospectiva CINTTEC
Confira os principais fatos que marcaram o ano da Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia em 2019.

O Ano de 2019 foi marcado por grandes momentos histórico-tecnológico para a Universidade Federal de Sergipe, e a Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTTEC) foi essencial para a realização desse marco na vida dos discentes e docentes, contribuindo para a sua formação acadêmica, profissional, e sobretudo, social.

INOTTEC

Em comemoração ao dia Mundial da Propriedade Intelectual, nos dias 25 e 26 de Abril de 2019 foi realizada a INOTTEC (Evento de Inovação e Tecnologia), que registrou a presença de 195 participantes de diversas instituições, entre elas IFS, UNIT, SENAI etc. Entre as vertentes discutidas, estão as metamorfoses que a indústria vem passando, seus desafios e as oportunidades da nova indústria; exposição de um sistema de inovação de aprendizagem e ensino para a educação superior e; Captação de Recursos para startups de Base Tecnológica, inovação social e tecnológica.

MINICURSOS PROPRIEDADE INTELECTUAL

Voltados para docentes, discentes e técnicos administrativos, os minicursos promoveram novos conhecimentos no tocante a Prospecção Tecnológica nas principais base de Patentes para os mais de 149 participantes.

DESMISTIFICANDO A CONCESSÃO DE PATENTES E REGISTRO DE MARCAS

Fruto da parceria entre a Universidade Federal de Sergipe e a Regional Sergipe do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) , foram realizadas palestras nos dias 28 e 29 de agosto, cuja finalidade foi apresentar e discutir o sistema de proteção das marcas e patentes dentro do regime jurídico brasileiro de proteção tendo como público-alvo pesquisadores, discentes e empreendedores em inovação, além de público externo.

WORKSHOP REDAÇÃO DE PATENTES – ALÉM DOS GUIAS + OFICINAS PRÁTICAS

Outro minicurso de grande impacto, realizada nos dias 23 e 24 de setembro, com a presença de 191 participantes, incluindo o público externo, foi o Workshop Redação de Patentes – Além dos Guias + Oficinas Práticas, ministrada pelo Sócio-Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica Ltda, Henry Suzuki. O proposito foi promover uma capacitação dos participantes de como darem os primeiros passos na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos.

MINICURSOS PETRÓLEO E GÁS

Entre 22 a 26 de julho de 2019, a Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia juntamente com os professores do Núcleo de Petróleo de Gás – NUPEG, realizada no Campus de São Cristóvão, realizaram seis minicursos de especialização na área de petróleo e gás natural com a finalidade de oferecer oportunidade ao público-alvo de aprender novos assuntos na sua área de atuação/interesse ou até mesmo de se aperfeiçoar.

Além dos participantes da UFS, os minicursos contaram com a presença do publico externo (UNIT, SENAI, PETROBRAS etc.)

CONCESSÃO DE MAIS UMA CARTA PATENTE PARA UFS

A pesquisa “Preparação Farmacêutica Obtida A Partir Do Complexo De Inclusão De (-) -B-pineno E B-ciclodextrina Com Atividade Antihipertensiva”, que utilizou substâncias encontradas em plantas aromáticas para desenvolver um complexo capaz de combater a hipertensão sem causar efeitos colaterais ao paciente, rendeu no ano de 2019 mais uma carta patente para a universidade. Esse marco foi concedido pelo o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Em 11 de Junho do corrente ano, foi assinado o contrato de licenciamento do software intitulado Personalitatem. A transferência ocorreu entre a Universidade Federal de Sergipe e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a qual se tornou responsável sobre o uso, manutenção e aperfeiçoamentos introduzidos no software.

PRÊMIO DESTAQUE CNPq

No corrente ano, Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu o 16º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, promovido pelo CNPq. A Conquista, obtida por Nathália Araújo Macêdo, ocorreu na área de Ciências da Vida e foi a segundada UFS na premiação. O trabalho vencedor intitulado “Síntese de derivados do indol benzenosulfonilado potencialmente ativos contra larvas do Aedes aegypti" foi desenvolvido em sua graduação durante sua bolsa de Iniciação Tecnológica, sob orientação do professor Sócrates Cabral de Holanda Cavalcanti, do Departamento de Farmácia (DFA).

INOVA + SERGIPE

No ano de 2019 a CINTTEC esteve presente em diversas reuniões para discutir com os demais atores o Projeto Inova + Sergipe. No presente ano foram realizadas reuniões com as principais instituições do ecossistema de inovação do estado de Sergipe, IFS, UNIT, EMBRAPA, FIES, SENAI, SEBRAE, entre outras.

COMBATE AO BACKLOG CINTTEC - UFS

No dia 11 de julho de 2019, foi apresentado pela CINTTEC na 4° reunião da Comissão de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (COMPITEC), a proposta de Combate ao Backlog, visando à redução do prazo de avaliação dos pedidos de patente e aumento do número de depósitos junto ao instituto de Propriedade Industrial (INPI).

Em 2019 já foi alcançado a redução de 7,5% do tempo total entre a entrega dos documentos junto ao CINTTEC e depósito da patente no INPI.

DEPÓSITO DE PATENTES E REGISTRO DE MARCAS E SOFTWARES JUNTO AO INPI

Quando se fala em inovação, a UFS representa grandes impactos tecnológicos e inovação para sociedade e ao Estado. Neste ano de 2019 não seria diferente. Como indicadores, foram obtidos os seguintes resultados: 28 pedidos de depósito de Patentes, 10 registro de Marcas e 13 registros de Softwares.

Atualizado em: Seg, 23 de dezembro de 2019, 14:49