Documentos para Registro de Software no CINTTEC - UFS

Designa-se como software, segundo a lei brasileira, a expressão de um conjunto lógico de instruções (código fonte ou algoritmo) necessárias em máquinas automáticas de tratamento da informação, dispositivos, instrumentos ou equipamentos periféricos, baseados em técnica digital ou análoga, para fazê-los funcionar de modo e para fins determinados.

Arquivos Auxiliares

Arquivos disponibilizados para o auxílio, e melhor entendimento, do processo de Pedido de Software:

Tipos de Software

Campo de Aplicação

No ato da entrega do Registro de Software no CINTTEC, os respectivos documentos deverão estar assinados. Abaixo checklist:

1. Formulário Solicitação de Atendimento (1 cópia) baixar
  2. Relatório de Registro de Software (2 cópias) baixar
  3. Formulário de Valoração (1 cópia) baixar
  4. Termo de Sigilo para Pesquisadores/Alunos (1 cópia para cada autor já assinada pelas testemunhas) baixar
  5. Termo de Sigilo e Confidencialidade da UFS (1 cópia só para o professor) baixar
  6. Termo de Cessão de Direitos (1 cópia para cada autor) baixar
  7. Manual do Programa de Computador (2 cópias)
  8. CD/DVD (2 cópias) contendo:
    • Trechos do programa e outros dados que se considerar suficientes e relevantes para identificá-lo, em formato PDF;
    • O resumo digital HASH dos trechos do programa de computador e de outros dados que considerar suficientes e relevantes para identificá-lo;
    • A identificação do algoritmo ou função hash.
  9. Versão de demonstração do software (DEMO) em CD/DVD (1 cópia)

Atenção! Resumo hash - A função criptográfica hash é um algoritmo utilizado para garantir a integridade de um documento eletrônico, de modo que qualquer modificação no texto original gera um resumo hash completamente diferente, o que permite a sua utilização para esta finalidade.

A transformação do programa de computador em resumo digital hash será feita pelo titular do direito, utilizando algoritmos públicos hash e esta informação irá compor o formulário eletrônico e-RPC quando do pedido de registro. Recomenda-se o uso de algoritmo SHA-512 ou algoritmo mais recente para a obtenção do resumo digital hash.

(Fonte: Portal INPI)

Obs.: A invenção deve ser notificada no SIGAA.ufs.br através do caminho:

Portal do Docente > Pesquisa > Notificar Invenção

Para dúvidas e mais informações:

Telefone: (79) 3194-6865 / E-mail: cinttec.ufs@gmail.com / Facebook: www.facebook.com/cinttec.ufs

Segue abaixo a relação de arquivos disponíveis nesta página:

Tipos de Software

Campo de Aplicação