As empresas brasileiras do setor de Petróleo & Gás podem participar do programa global Horizon 2020, que prevê a distribuição de 80 bilhões de euros para projetos inovadores de todo o mundo. O Horizon 2020 é o maior programa de fomento da comunidade europeia e fará o aporte de recursos de forma não reembolsável. Projetos de empresas e universidades brasileiras na área de energia, meio ambiente, mudança climática e agronegócio já receberam cerca de 2,7 milhões de euros.
Entre as principais áreas de fomento do Horizon 2020 está a energia, que envolve negócios da cadeia de Petróleo & Gás. Os valores destinados a essa área giram em torno de 6 bilhões de euros.
Com o intuito de apresentar as oportunidades de financiamento não reembolsáveis para os negócios do setor de P&G e os detalhes para inscrever projetos no programa, será realizada a oficina “Financiamento europeu: como inscrever projetos no programa Horizonte 2020”. O evento será realizado no dia 2 de maio, a partir das 8h, no Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças (IBEF).
O público-alvo do evento é formado por empresários e todos os profissionais interessados em obter recursos não reembolsáveis para o desenvolvimento de produtos, serviços e projetos inovadores. Na oficina haverá a apresentação dos conceitos que norteiam o programa e os passos para submeter projetos, com prioridade às pequenas empresas brasileiras. Alguns casos serão expostos, além do histórico de participação de empresas brasileiras e dicas especiais para participação das mesmas. O enfoque da oficina será prático, principalmente na segunda etapa, sobre o processo de inscrição de projetos.
Para se inscrever e obter mais informações sobre a oficina e sua programação, acesse fomentainovacao.blogspot.com ou envie e-mail para cursos@alvissareira.com.br.
Programa Horizon 2020 incentivará projetos inovadores com até 80 bilhões de euros
Programa Horizon 2020 incentivará projetos inovadores com até 80 bilhões de euros
Notícias UFS
Lagarto
Concurso de arte da UFS Lagarto premia vencedor com R$ 3 mil
Comunidade e artistas externos podem inscrever projetos até o dia 4 de outubro
Pesquisa
De Sergipe para o mundo: UFS leva estudos de energia limpa à Europa e à Rio Oil & Gas
Bolsistas farão pesquisa na Europa e equipe disputa final nacional de inovação no Rio de Janeiro
Fórum
UFS realiza Fórum de Formação Docente nos dias 10 e 11
Evento debate qualificação, equidade e extensão; inscrições abertas no SIGAA
Servidores
UFS divulga resultado preliminar da eleição para a Comissão de Flexibilização da Jornada
Foram definidos os cinco membros titulares e dois suplentes que comporão a CPFJ no período de 2026 a 2028
Infraestrutura
UFS amplia infraestrutura e mobilidade no Campus Lagarto com novas passarelas
Obras atendem a uma demanda dos estudantes e vão melhorar a mobilidade e a acessibilidade entre diferentes espaços do campus


