Qua, 14 de julho de 2021, 17:30

Tecnologias desenvolvidas na UFS recebem carta Patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI
Mais duas concessões garantidas

No último mês de junho o INPI, concedeu carta patente para as tecnologias intituladas “Processo de Produção de Pigmentos Nanoestruturados à Base de Óxido de Alumínio nas Cores Azul, Amarelo, Rosa e Verde” e “Método para Coletar Medições Sônicas Relativas a uma Formação Subterrânea a Partir de Medição de Indução de Múltiplos Componentes Utilizando Análise Espectral”.

A pesquisa que deu origem a patente PI 1103392-4 “Processo de Produção de Pigmentos Nanoestruturados à Base de Óxido de Alumínio nas Cores Azul, Amarelo, Rosa e Verde”, foi desenvolvida pelos docentes do departamento de Física (DFI), Ronaldo Santos Silva, Zélia Soares Macedo, Mário Ernesto Giroldo Valério e pelo pesquisador Celso Hiroshi Hayasi. A invenção consiste em um processo de produção simples e barata para a produção de pigmentos nanoestruturados com cores reprodutíveis e de fácil homogeneização em esmaltes cerâmicos.

Já a patente BR 10 2013 008198-1 “Método para Coletar Medições Sônicas Relativas a uma Formação Subterrânea a Partir de Medição de Indução de Múltiplos Componentes Utilizando Análise Espectral”, foi desenvolvida pelos docentes Antônio Martins de Oliveira Júnior e Suzana Leitão Russo e pela pesquisadora Edmara Thays Neres Menezes. A invenção é útil para a interpretação de medidas realizadas por instrumentos de perfilagem de poços visando determinar as propriedades de formações da terra, melhorando a qualidade das informações identificando distorções e imperfeições.

Carta Patente

Com o deferimento do pedido de patente e expedição da carta, a UFS, assegura a propriedade sobre os inventos em todo o território nacional e garante os direitos decorrentes das invenções.

A UFS possui 15 patentes concedidas, sendo 13 de titularidade exclusiva da UFS e 2 em cotitularidade com ICTs , além de mais de 200 pedidos de patentes em andamento.


Atualizado em: Seg, 19 de julho de 2021, 17:06
Notícias UFS