Qua, 14 de julho de 2021, 17:53

UFS alcança o patamar de mais de 200 pedidos de patente
Novas petições em 2021

Entre os meses de maio e junho deste aono, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou o peticionamento de nove novos pedidos de patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Os novos pedidos de patentes são destinados às indústrias de alimentos, cosméticos e agropecuária e, com as petições, a UFS chega ao seu 219º pedido de patente.

A universidade apresenta um quadro crescente de pedidos de patentes, sobressaindo-se como a instituição de maior participação em concessões de patentes no estado de Sergipe. O trabalho de orientação aos pesquisadores e de encaminhamento dos processos de patente na UFS é coordenado pela Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (Cinttec). Além dos pedidos de patentes, o escritório cuida da proteção da autoria de softwares, marcas, desenhos industriais entre outros, bem como o gerenciamento dos acordos de cotitularidade e transferência de tecnologia, firmados entre a UFS e outras instituições.

Patente

A patente é um título de propriedade temporária, entre 15 a 20 anos, sobre uma invenção ou modelo de utilidade que garante os direitos sobre a criação. Isso assegura ao patenteado os direitos de uso de sua invenção ou criação, ou seja, fica impedida a utilização sem seu consentimento. As patentes encaminhadas pela UFS são de sua titularidade, mas, de acordo com a nova Lei de Inovação (Lei 10.973/2004), o autor tem direito a ganhar 1/3 dos valores sobre a exploração da patente em caso de comercialização.

Fonte ASCOM/ UFS