Sex, 29 de abril de 2022, 07:30

UFS conquista sua primeira Carta Patente em 2022

No mês de abril, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), através da Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTTEC), obteve sua primeira Carta Patente, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em 2022.

A Carta Patente expedida se refere ao invento "PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE BROMELINA POR INDUÇÃO IN VITRO DE MUDAS DE ABACAXI EM MEIO LÍQUIDO COM PONTE", que consiste na utilização de plantas de abacaxi cultivadas in vitro, como fonte para obtenção da enzima bromelina por um processo de indução, não sendo necessário a adição de agentes geleificantes ao meio.

A concessão confere exclusividade de uso, comercialização, produção e importação da tecnologia no Brasil. As instituições e seus inventores receberam direito propriedade pelo prazo de 20 anos, contados a partir do depósito do pedido.

"As patentes são ativos intangíveis que podem possibilitar um retorno à universidade e à sociedade do valor originalmente investido na pesquisa. Além disso, são instrumentos que despertam o interesse de parceiros para a execução de novos projetos", afirma o professor Antônio Martins , coordenador da CINTTEC.

A Pesquisa

A pesquisa realizada em parceria com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa e Embrapa, foi desenvolvida pelo professores Roberto Rodrigues de Souza, Daniel Pereira da Silva, Denise Santos Ruzene , Ana da Silva Lédo , pela doutora em Biotecnologia pela UFS, Bruna Aparecida Souza Machad, pela mestra em Biotecnologia pela UFS, Nadjma Souza Leite e pelos egressos do curso de Engenharia Química, Jaci Lima Vilanova Neta e Aloisio André Bomfim Lima.

“Como vantagens da utilização deste processo patenteado e concedido, pode-se destacar a diminuição do custo e do tempo de obtenção das mudas de abacaxi e, consequentemente, a obtenção da bromelina quando comparado com outros processos utilizados quando em sistemas in vitro, apresentando assim, potencial de comercialização dentro da area de biotecnologia industrial”, afirma o grupo de inventores.

Para saber mais sobre essa e outras tecnologias concedidas da UFS , acesse: mural de tecnologias da CINTTEC.

Atualizado em: Sex, 29 de abril de 2022, 07:39