Busca de Patentes

Busca Prévia

A busca prévia é uma pesquisa sobre a tecnologia já conhecida. Não é obrigatória, entretanto, é aconselhável ao interessado realizá-la antes de fazer o depósito de um pedido de patente, no campo técnico relativo ao objeto do pedido e de acordo com a Classificação Internacional de Patentes.

INPI

A base tem por objetivo disponibilizar aos usuários da Internet os pedidos registrados no INPI, informando o andamento de cada um deles. De uso gratuito, permite o acesso aos dados bibliográficos, ao estado jurídico do direito, ao histórico dos processos e à informação técnica das invenções registradas.  A cobertura geográfica da base é de patentes registradas no Brasil.

Espacenet

A Espacenet é uma base de dados de acesso gratuito desenvolvida pelo European Patent Office (EPO), órgão oficial responsável pela gestão da propriedade intelectual, incluindo rece-bimento de pedidos, análise e concessão de patentes em nível europeu. Foi desenvolvida em conjunto com os estados membros da EPO. A base contém registos de patentes originários de mais de 90 países. Seu acervo abrange, também, as bases de dados Worldwide Database e Wipo Database. A base disponibiliza informações sobre invenções e desenvolvimentos técni-cos desde o ano de 1836 até o presente e dispõe de cerca de 110 milhões de documentos de patentes com atualização semanal.

Patentscope

A plataforma, cuja editora é a OMPI, é um serviço de busca que permite realizar pesquisas em texto completo a cerca de 75 milhões de pedidos de registros de patentes internacionais e nacionais publicados desde 1978, incluindo cerca de 3.6 milhões de pedidos de patentes interna-cionais publicados via PCT (Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes).  A ferramenta abriga mais de 50 coleções nacionais e de escritórios regionais, inclusive a coleção brasileira, com 759.377 registros desde 1972. 

USPTO - Patents

A USPTO é um banco de dados de patentes multidisciplinar, administrado pelo United States Patent and Trademark Office e que armazena mais de 7 milhões de patentes. A ferramenta é composta pelas bases Issued Patents (PatFT), coleção de patentes concedidas, e Pu-blished Applications (AppFT), coleção de pedidos/depósitos de patentes que são atualizadas.

 
O Google Patents indexa mais de 87 milhões de patentes e pedidos de patentes com texto integral de 17 escritórios. A base foi lançada em 2006 e possui integração com o Google Acadêmico. Permite a busca de patentes por: palavras-chave, número da patente, título, inventor, titular, número de classificação, tipo ou status da patente e data.
 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior reúne diversas bases de dados para busca de patentes incluindo bases de acesso gratuito da internet, como o BRASPAT, ESPACENET, UPDL e USPTO.

 

Quer saber  mais ?

Aula 01: Minicurso Prospecção Tecnológica em bases de patentes Gratuitas - PARTE I

Aula 02: Minicurso Prospecção Tecnológica em bases de patentes Gratuitas - PARTE II

Aula 03: Minicurso de Prospecção em bases de patentes

 

Acesse aqui os tutoriais do INPI/ ESPACENET/WIPO : Tutoriais

 

Para dúvidas e mais informações:

Telefone: (79) 3194 - 7082  / E-mail: patentes.ufs@gmail.com / Instagram : cinttec.ufs