Competências UFS

A Propriedade Industrial (PI) sistematiza a proteção legal de um produto inovador, passível de aplicação pela indústria e benéfica à sociedade. Esta ferramenta passou a desempenhar papel de destaque como alternativa governamental para alavancar o desenvolvimento da sociedade, e, por conseguinte, dos países.

As Universidades, instituições detentoras do conhecimento, têm evidência nesta realidade por possibilitarem a construção e difusão do conhecimento tecnológico e inovador, principalmente em virtude de grande parcela dos doutores no Brasil encontrarem-se inseridos na academia, dificultando assim a geração de novos produtos pela indústria. Diante disso, as instituições de ensino têm empreendido esforços para propiciar o fortalecimento da relação Universidade x Empresa, através de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – P,D&I, possibilitando que os produtos e processos idealizados na academia sejam produzidos pelo setor industrial.

A CINTTEC possui dentre as suas atribuições, atuar em conjunto com o governo e setor privado no fortalecimento das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D. Para tanto, são apresentadas as Competências da UFS para facilitar a prospecção de pesquisadores da Univerdidade, além das linhas de pesquisa nas quais esses profissionais trabalham atualmente.

É a principal instância de execução da política institucional para a proteção e transferência de tecnologia da Propriedade Intelectual na UFS. A Coordenação tem como uma de suas finalidades, dar suporte aos pesquisadores da UFS no processo de patenteamento de inventos, produtos e processos gerados nas atividades de pesquisa e que possam ser transformados em benefício para a sociedade. A Coordenação objetiva ainda facilitar o acesso das instituições ao conhecimento gerado na UFS, passível de utilização, direta ou indireta, no processo produtivo, na gestão pública e em áreas afins.

Para dúvidas e mais informações:

Telefone: (79) 3194-6865 / E-mail: cinttec.ufs@gmail.com / Facebook: www.facebook.com/cinttec.ufs