Nos últimos meses, a UFS obteve, como titular, as duas primeiras concessões de desenho industrial junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A primeira concessão, publicada no mês de maio, refere-se a “CONFIGURAÇÃO APLICADA A/EM DETERMINADOR DE UMIDADE E MASSA EM GRÃOS”. Trata-se de um equipamento ao qual permite verificar as propriedades dos grãos a partir de sensores de temperatura e de massa.
Os inventores são os pesquisadores: Welington Gonzaga do Vale (do departamento de Engenharia Agrícola-DEAGRI/UFS), Diego Andrade Pereira (Técnico do Laboratório de Máquinas e Motores – LAMOT/UFS) e Agnaldo de Santana Santos (discente do DEAGRI e bolsista de iniciação tecnológica do PIBITI/UFS).
+ Sobre o Determinador de umidade e massa em grãos
A segunda concessão, publicada no mês de junho, refere-se a “CONFIGURAÇÃO APLICADA EM MONITOR DE ÍNDICE DE CONFORTO TÉRMICO”. Trata-se de um equipamento que utiliza a linguagem de programação para coletar os índices térmicos através de sensores, gerando relatórios em tempo real sobre a situação térmica do ambiente.
+ Sobre Monitor de Índice de Conforto Térmico
Os inventores são os pesquisadores: Welington Gonzaga do Vale (do departamento de Engenharia Agrícola-DEAGRI/UFS), Patrícia de Azevedo Castelo Branco do Vale (do departamento de zootecnia do sertão – DZOS/ UFS), Eduardo José dos Santos (discente do DEAGRI e pesquisador de iniciação tecnológica do PIBITI /UFS) e Diego Andrade Pereira (Técnico do Laboratório de Máquinas e Motores – LAMOT/UFS).
Segundo o INPI, o registro de desenho industrial refere-se à modalidade de proteção intelectual conferida ao aspecto visual de uma forma plástica (configuração tridimensional), ou ao padrão gráfico de linhas e cores (configuração bidimensional) aplicado a um produto que possa ser fabricado industrialmente.
Após a análise de todos os trâmites, acompanhamento das exigências realizadas pelo INPI e suporte da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia – AGITTE, junto aos inventores foi possível atender e obter a concessões. Com o feito, a UFS garante a exclusividade de exploração da aparência visual do objeto, por um período de 10 anos, podendo ser prorrogado.
Quer saber Mais sobre essa modalidade de proteção e como solicitar na UFS? Acesse:
https://cinttec.ufs.br/pagina/13584